Como estruturar carreira em TI: 7 dicas que você deve seguir

Como estruturar carreira em TI: 7 dicas que você deve seguir

LC
Leo Cruz
Compartilhar:

Estruturar a carreira em TI é um grande desafio para boa parte dos profissionais dessa área. Se você chegou até o FAQ de hoje querendo saber mais sobre como traçar sua carreira, daremos sete dicas essenciais para isso. Aproveite!

Juntamente com o constante crescimento do mercado, o setor vem exigindo profissionais cada vez mais atualizados sobre ferramentas, metodologias de trabalho e muitos outros requisitos.

Portanto, para ter sucesso nessa área é preciso investir tempo e dinheiro, uma vez que de profissionais medianos o mercado já se encontra saturado.

Sendo assim, dentro desse cenário cheio de desafios, confira abaixo as dicas para estruturar sua carreira em TI. Veja!

1. Ter um emprego não é suficiente

Para os profissionais que estão preocupados com o futuro da carreira, é necessário estar em crescimento constante, tendo ambições e metas maiores.

Assim, é fundamental estar atento para não cair na acomodação, nas promessas de expansão e crescimento que nunca se tornam realidade dentro da empresa e da zona de conforto que o ambiente trabalhista pode fazer com o profissional à medida que o tempo vai passando.

Dessa maneira, em resumo, não permita que a sua carreira de TI estacione e permaneça sempre no mesmo posto para sempre.

2. Vá em busca de informações

Se você gosta do que faz e deseja crescer, é natural que seja curioso e queria entender o que está acontecendo no mercado nos dias de hoje.

Então, é essencial pesquisar, se informar e ficar por dentro de todas as novidades da área de TI.

Entretanto, se você ainda não tem esse perfil, para estruturar a sua carreira, é o momento de começar.

Diante disso, vá em busca de informações, faça questionamentos, entenda como os processos funcionam e veja de que forma você pode utilizar a sua experiência ao seu favor para se enquadrar em uma nova vaga ou oportunidade.

Inclusive, é interessante conversar e manter um bom diálogo com outras áreas dentro da empresa, assim você ganha visibilidade para além de conhecimento.

Aliás, aqui é válido citar um ponto importante: o networking não é feito apenas por aqueles que fazem parte do seu time, é preciso ir além, em áreas do seu interesse também e com pessoas que ainda não fazem parte do seu ciclo.

3. Tenha referências de sucesso para estruturar a sua carreira em TI

Existem muitas fórmulas que dizem funcionar para o alcance do sucesso, porém nada consegue ser mais eficiente do que um case de sucesso.

Logo, se você conhece um profissional da área de TI bem sucedido ao qual você consegue ter acesso, aproxime-se, crie uma amizade e busque aprender com ele.

O recomendado e mais ideal seria contar com a mentoria desse profissional, porém essa ajuda direcionada nem sempre é possível.

Contudo, isso não impede que você tenha contato com o profissional referência e busque mentores, já que pontos de vistas diferentes contribuem para a expansão da mente, abrindo um leque de opções para se fazer escolhas.

4. Mantenha-se sempre informado

Não é segredo para quem busca estruturar a carreira em TI que neste segmento os avanços tecnológicos aconteçam de maneira muito rápida.

Ora, os profissionais que estagnaram no tempo são facilmente ultrapassados.

Assim, é crucial que você dedique uma parte do seu tempo para ficar a par dos acontecimentos recentes do setor de tecnologia.

Isto posto, devore informações da área de TI fazendo pesquisas em:

  • Revistas especializadas;
  • Portais;
  • Jornais;
  • Blogs.

Além disso, existem uma série de ferramentas que podem trazer notícias do seu interesse, facilitando o acesso a elas. Como:

  • Pocket;
  • Listas de transmissões;
  • LinkedIn.

5. Saiba se comunicar

Pode parecer uma dica boba, mas reforçar um ponto útil como esse é importante demais: saiba se comunicar!

Isso porque, um erro bastante comum dos profissionais de TI é acreditar que terão que lidar apenas com o computador. Em grande parte das vezes isso não acontece.

Há sempre alguém por trás das máquinas, logo em diversos momentos você terá que trabalhar com pessoas, pode ser um colega de trabalho, um gestor ou até mesmo um gerente.

Por conta disso, é importante comunicar-se de maneira objetiva e clara, fazendo com que as pessoas sejam capazes de compreender o que você está dizendo.

A partir do momento que alguém entende as suas ideias, maiores são as chances dessa pessoa ajudar e colaborar com o seu objetivo, o que também é crucial para a sua carreira.

Se quer se aprofundar na importancia da comunicação para o profissional de tecnologia, confira o Hipsters Talks#17, onde Ana Bastos (Nubank), Fabi Rodrigues (Creditas), Priscila Stuani (Alura) e Gabs Ferreira (Alura) discutem de maneira aprofundada o tema.

6. Utilize as redes para estruturar a sua carreira em TI

Rede social não é útil apenas para se distrair, elas também podem ser utilizadas para alavancar a sua carreira.

Assim, manter seu perfil sempre atualizado é essencial para levar as suas informações para outras pessoas e lugares mais distantes.

Não se esqueça: a internet tem um alcance impressionante. Você pode ser encontrado, então esteja disponível para aproveitar bem os canais existentes.

7. Aprenda sobre o negócio

Por fim, o conhecimento teórico não é suficiente, busque aprender também sobre o negócio.

Desse modo, isso fará com que você seja um profissional mais independente, capaz de circular pelas mais diferentes áreas com facilidade.

Conclusão

Então agora é só seguir as dicas para estruturar a sua carreira em TI. Dedique-se e, com certeza, você terá o sucesso desejado.