Como extrair informações do Google usando operadores avançados

Como extrair informações do Google usando operadores avançados

LC
Leo Cruz
Compartilhar:

Segundo dados da BrightEdge, 53,3% de todo o tráfego da internet vem da pesquisa orgânica. Diante desse cenário, o planejamento e a escolha adequada das palavras-chave que serão trabalhadas no seu site são algo essencial.

Para facilitar esse trabalho existem diversas ferramentas como a SEMRush, Moz, Ubersuggest entre outras que facilitam muito o nosso processo de escolha, mas se você não tiver acesso a nenhuma delas sempre pode contar com o bom e velho Google e seus operadores avançados de pesquisa.

Esses operadores são caracteres e comandos especiais que estendem os recursos de pesquisas de texto regulares. Os operadores de pesquisa podem ser úteis para tudo, desde pesquisa de conteúdo a auditorias técnicas de SEO.

Para ajudar você a se aprofundar nesse assunto, recomendo que acesse este tutorial da Ahrefs. Apesar de ser um assunto interessante, não vou focar o conteúdo em operadores básicos, mas sim no potencial de usá-los em conjunto para tirar informações do Google que possam ser relevantes para seu negócio.

Vamos lá?

Canibalização de conteúdo

{Keyword} + site:{url do site}

Você pode utilizar os operadores dessa forma para encontrar conteúdos de determinado tema que o Google considere relevantes dentro do seu site. Essa pesquisa é interessante para você entender se existem páginas no seu site competindo entre elas.

Páginas para fazer links internos

site:{URL do site} + {Keyword} -inurl:{trecho da URL}

Essa pesquisa pode ajudar quando se tem uma URL específica que precisa de links internos. Com ela você encontra páginas relacionadas a determinado assunto, mas pode excluir URLs que não interessam.

 

Encontrar o volume de links internos de seus concorrentes

allinanchor:{Keyword} + site:{url do site}

Quer saber quantos links internos seu concorrente tem com determinado texto âncora, mas não tem ferramentas como Screaming Frog para fazer isso? Tudo bem, você pode usar o operador all inanchor para ter uma noção do volume.

 

Encontrar conteúdos novos de seu concorrente

 Title:{Keyword} + site:{url do site}

Saber o que seus concorrentes estão produzindo pode ajudar a criar uma melhor estratégia de conteúdo. Para fazer isso, você pode utilizar operadores avançados combinados com as ferramentas disponíveis pelo próprio Google. No caso abaixo, usamos um operador avançado combinando intitle + site e o filtro de data para encontrar conteúdos feitos apenas na última semana.

Não se assuste ao usar operadores avançados

 

Quando se combina operadores e executa muitas buscas o Google pode não entender bem o que está acontecendo e solicitar que você prove que não é um robô fazendo spam. Fique tranquilo, basta responder o captcha e tudo volta ao normal.

 Essas são apenas quatro das infinitas possibilidades que você tem de usar os recursos fornecidos pelo próprio Google em sua estratégia de SEO. Espero que esse texto ajude a produzir formas criativas de extrair informações relevantes da SERP do Google e potencializar sua audiência orgânica.

Até a próxima!