Como montar seu CV de TI para chamar atenção de grandes empresas?

Como montar seu CV de TI para chamar atenção de grandes empresas?

HE
Hugo Eiji
Compartilhar:

Esse não é mais um artigo genérico sobre como montar um currículo atrativo em TI. Em mais de 10 anos de carreira em tecnologia, eu já recebi milhares de currículos para analisar e para mim, ficou claro como analisar de forma direta e filtrar os candidatos corretos para as posições que eu tinha em aberto. Vou te falar a real, o que ninguém te conta sobre como ter um currículo realmente relevante. A má notícia é que talvez você ainda não tenha o suficiente para ter um bom currículo, mas vou te ajudar a chegar lá.

Como não ser descartado logo de cara?

. Pense em como é o dia de um gestor de TI com nossos prazos apertados e complicações que sempre surgem pelo caminho. Com pouco tempo livre, temos  talvez 30 minutos para olhar currículos toda semana. O time de RH lhe entrega uma pilha com mais de 100 currículos. E você tem que bater o olho e filtrar. Infelizmente, o recurso mais escasso, o tempo, é fator decisivo. Você precisa ser diligente e efetivo e transformar essa pilha de 100 currículos em uma lista de talvez 10 potenciais candidatos para a vaga. Pensando em um filme de terror, você não pode ser aquele cara distraído que sempre morre primeiro.

Para já não ser descartado logo de cara, é importante ficar atento ao seguintes pontos:

  • Erros graves de gramática - esse tipo de erro não é tolerado (se você é um desenvolvedor, lógico e racional, tem que no mínimo passar seu currículo no word ou Google Docs para remover erros grandes).
  • Termos incorretos em inglês - se vai usar termos em inglês, por favor verifique se não está colocando um "bussines" ao invés de "business". Se não tem as habilidades para isso, peça ajuda para quem tenha. Um erro grave de inglês ou português pode denunciar uma falta de atenção, afinal, o currículo não deixa de ser sua vitrine. Pode não ser a intenção, mas infelizmente, no jogo de currículos, a primeira impressão pode ser a única que fica.
  • Cuidado com as traduções literais - cuidado especial se resolver fazer um currículo em inglês. Não existe Plain Developer ou Full Developer (tradução literal de desenvolvedor pleno). No máximo, somente Developer seria o equivalente. Cuidado com as traduções literais de termos. Procure como de fato é o nome do seu cargo em inglês.
  • Pouca capacidade de síntese - se tiver um currículo muito extenso (mais de duas páginas), aprenda a ser sucinto e realmente só coloque o que é mais importante de fato para demonstrar a sua capacidade. Será que ter habilidade em fazer arte em madeira agrega para um currículo de dev? Isso representa a capacidade de síntese do candidato. Em raras exceções, pode fazer sentido ter um currículo com mais de 2 páginas. Mas a regra geral é que não. Eu tenho mais de 10 anos de carreira, fora minha carreira acadêmica, mas meu currículo nunca passa de duas páginas. Seja sucinto e use sempre tópicos que ajudem na leitura. Nada de textos muito longos que dificultam localizar informações relevantes.

Como vender o seu peixe (how to sell your fish (nunca traduza literalmente))?

Você nunca deve mentir no seu currículo! Algo recorrente em currículos é colocar o domínio da língua inglesa, ou o famoso inglês fluente. Só coloque se realmente possuir. Pois se isso for de fato importante para a empresa, você será testado e passará vergonha. E hunters e entrevistadores experientes conseguem rapidamente detectar mentiras. Evite situações constrangedoras. Não tem problema dizer que não sabe. Só não vale mentir. Imagine a frustração de mentir no currículo e conseguir a vaga e daqui ha um tempo usarem sua "skill fluente de inglês" para recepcionar um gringo na empresa ou para representar a empresa em um evento internacional e você travar. Sua carreira tem de se basear em honestidade e solidez. Nunca se esqueça disso.

Nada de entupir seu currículo com certificados gratuitos ou cursos abertos. Se é pra colocar algo, coloque certificações reconhecidas no mercado ou que realmente são relevantes para o trabalho. Para estágio ou cargo júnior, esses certificados podem ajudar em algo. Pense naquelas pessoas que colocam: Certificação Google. Daí você olha e é: Certificação do curso grátis XX de 8 horas. Para um cargo senior, diria que essa pessoa poderia usar melhor o espaço do CV para algo mais relevante. O mesmo vale para quem acaba pegando um MBA ou para alguns executivos que informam possuir formação em Stanford ou algo semelhante, mas na prática pagaram um curso de temporada ou um curso online por lá. Para quem conhece o mercado, esse tipo de "tentativa" não agrega valor no perfil.

O que colocar em cada passagem por alguma empresa, no seu histórico? Evite coisas que não demonstrem valor ou que não explicitem resultados entregues. Imagine que preciso selecionar entre dois devs para uma vaga de dev backend. Na vaga 1, tenho o seguinte:

Currículo de desenvolvedor mais do mesmo:

  • Cuidei do sistema de vendas;
  • Desenvolvo código com qualidade e testes unitários;
  • Desenvolvo sistemas com JAVA versão X e Python versão Y;
  • Experiência com banco SQL Server e Visual Studio;
  • Auxílio nas tarefas do time;
  • Trabalhei em muitos projetos internacionais com foco em qualidade e entrega rápida com modelo Agile;
  • Desenvolvi um projeto em open source X;
  • Ajudei na escrita de artigos e participação em eventos.

Agora vamos pensar neste mesmo dev e montar um currículo com um pouco mais de planejamento e entendimento do que é interesse colocar nesse documento:

Currículo de desenvolvedor que se destaca:

  • Peguei um grande desafio de migração de legado enquanto montamos um novo sistema e consegui equilibrar manter o legado enquanto construía o novo;
  • Referência técnica da empresa tendo recebido quatros reviews máximos na ferramenta interna de referal e apresentei o resultado do meu trabalho nos eventos Z e A levando esse conhecimento para mais de 1.000 pessoas;
  • Contribuí na área de autenticação do projeto open source X, de onde fizemos um fork e customizamos uma solução para atender a demanda real time do sistema de vendas;
  • Escrevi estas três publicações durante o período em temas relacionados com técnicas e patterns avançados em backend escalável;
  • Desenvolvi a partir da dor de um stakeholder um sistema que analisou o carrinho de compras e conseguiu encurtar os dados e passos necessário, gerando um aumento de vendas de 35%;
  • Desenvolvi o projeto ABC mas não soubemos conduzir e ele falhou. Porém, utilizamos os módulos desenvolvidos e fizemos o projeto DEF que trouxe 10% de receita adicional para a empresa e só apareceu depois do aprendizado da falha;
  • Negociei uma parceria com a empresa Y que ajudou em certificação ABC para empresa e diminuiu o tempo de ramp up de devs em mais de 20%;
  • Tirei a certificação ZZZ na tecnologia ZZAA como demonstração das competências adquiridas.

Qual desses devs você acha que eu teria interesse em conhecer melhor? Pode ser honesto comigo. Fica claro que entregar evidências e demonstrativos empíricos de realização e alinhamento cultural ajudam.

  • Demonstrar certificações indicam que você sabe focar e perseguir um objetivo. Negociar e conseguir parcerias indica que eu não só tenho hard skill como tenho soft skills e sei me relacionar com pessoas.
  • Entrega de melhorias em X% e Z% indicam que eu tenho noção de prazos e orientação a resultados.
  • Receber avaliações demonstra que você é reconhecido por terceiros.
  • Ter contribuição em projetos open source demonstra carinho com a sociedade e a vontade de contribuir com o ecossistema tech.
  • Apresentar em eventos significa que você tem credibilidade e conhece do tema, afinal, se não conhecesse, não teria coragem de ir falar mentiras e se queimar em um evento. Se não tem alguma dessas histórias, corra atrás.
  • Aprender com falhas é um indicativo claro de que você sabe ser vulnerável e sempre tira uma lição importante dos erros

Auto avaliação

pessoa escrevendo em uma caderno com uma caneta

Entenda o seu nível de senioridade e se de fato a vaga se encaixa. Muitas vezes somos por exemplo um Dev Senior e surge uma vaga para ser um tech lead ou um tech manager. Será que eu tenho evidências que demonstram minha aptidão para soft skills? Será que eu não preciso me desenvolver melhor como profissional antes de mirar uma vaga como essa? Será que se me jogaram numa vaga onde não tenho experiência eu consigo me virar e mandar bem? Será que eu estou em uma empresa pois realmente acredito nela? Ou só estou aqui para procurar algo melhor quando surgir?

Um currículo é uma história a ser contada. Pessoas que trocam de vaga a cada 6 meses com certeza são um alarme. O que se passa na cabeça do entrevistador é:

  • Será que essa pessoa está somente buscando ganhar mais? E aceita qualquer proposta?
  • Se ela nunca ficou mais de três meses, por qual motivo vou acreditar que ela não vai ficar o mesmo tempo aqui e sair? E eu terei que abrir o processo para essa vaga novamente.
  • Será que ele é senior suficiente para vaga? Ou está tentando dar um passo maior do que a perna? Ou foi demitido no período de experiência?
  • Será que essa pessoa desiste fácil? No primeiro desafio ou perrengue ela já vai embora? Posso confiar nela?

Óbvio que você pode não se adaptar, mas se isso acontece sempre, pode ser indicativo que você precisa avaliar se você está apto pro desafio ou se você está filtrando bem de fato onde você vai trabalhar. Se tiver uma história boa e isso acontecer uma ou duas vezes, ok. Só tenha uma história condizente para contar sobre o motivo da saída e o que você aprendeu com esse movimento.

Vale a pena ter um Currículo genérico?

prancheta com rascunho de curriculo

Um erro bastante comum é assumir a postura do "tô topando tudo que vem". A pessoa reaproveita um currículo e sai enviando para tudo que é site. Já recebi currículo que vinham escrito "aos cuidados de fulano" ou "currículo para a Vaga X da empresa Y" sendo que eu não era da empresa Y. E meu nome não é fulano. Se você tem muitas coisas legais, é sempre importante estudar a empresa para onde quer ir. Aceitar tudo é não se valorizar (a não ser que exista um motivo forte e nesse caso, não vejo problemas). Tem vezes que não tem jeito. Pensem em ter o seu currículo como um documento vivo de suas conquistas e aprendizados. Estude em qual empresa você quer trabalhar e ajuste o currículo para refletir o que melhor se adequa a vaga. O nível de formalidade do currículo também deve importar. Colocar memes em um currículo de uma empresa descolada parece interessante. Mas fazer o mesmo para trabalhar em uma empresa financeira tradicional pode ser um tiro no pé.

O canal certo para vagas e como chamar a atenção das empresas

cadeiras em um estadio com uma cadeira diferente

Se você está em uma carreira iniciante e busca um cargo júnior, pleno ou um estágio, muitas vezes enviar currículos para sites de vagas pode funcionar. Lembrando que neste modelo você estará competindo com centenas ou milhares de candidatos que serão avaliados pela primeira impressão do currículo.

O mundo é dinâmico e mudou, então existem formas mais eficientes de se encontrar um emprego em TI. Expor seus pensamentos e escrever sobre assuntos em redes sociais pode ser uma forma de montar uma reputação. Todos querem ter no time pessoas que conhecem pessoas boas e podem trazer futuros bons colaboradores pro time. Hoje em dia, para vagas estratégicas, o Linkedin e indicações são as melhores formas de proceder. Portanto, o seu Linkedin deve refletir de forma clara o seu currículo vivo. Se escreveu um livro relacionado, coloque lá. Se escreveu um artigo sobre um assunto, coloque lá. Se aumentou as vendas em X%, (checando com o compliance da empresa) coloque lá. Se errou e aprendeu algo com isso… já sabe. Coloca lá. Sempre contando uma história legal e ajudando as pessoas.

A minha grande conclusão é que o seu Linkedin é a sua maior vitrine e maior currículo. Ter um linkedin completo e bem escrito é a garantia de muitas ofertas de emprego. De todos os lugares que já passei, todos aconteceram através de indicações ou através de hunters que me acharam no Linkedin. Nunca consegui um emprego mandando currículo para site de vagas. Participar de comunidades de assuntos, fazer apresentações ou assistir e discutir com os apresentadores é uma forma valiosa de ganhar networking e possíveis oportunidades.

Algumas ideias para chamar a atenção de grandes empresas:

  • Tenha seu blog/canal e presença forte em redes sociais nos temas relacionados ao seu trabalho;
  • Escreva artigos e discuta ideias relacionadas em redes sociais;
  • Contribua para projetos Open Source (se for vaga de dev e se forem projetos da empresa alvo, melhor ainda);
  • Participe de fóruns, telegram groups e afins relacionados com seu trabalho;
  • Encontre uma pessoa que trabalhe onde você quer. Chame ela pra um papo agregando valor e pergunte um pouco sobre como é trabalhar lá, como ela conseguiu. Só não seja uma pessoa chata e importuna. Aprenda a ser efetivo na comunicação. Comentar numa publicação dessa pessoa pode ser uma ponte interessante;
  • Sempre seja íntegro, ético e faça um bom trabalho (independente de estar feliz onde está ou não). O mundo é pequeno e eu recebo diversas chamadas de conhecidos perguntando: Você conhece fulano né? O que acha dele? Recomenda ele pra empresa ZZZ? Então fazer sempre um bom trabalho e não deixar pontas soltas nunca indicam profissionalismo e caráter e podem te garantir uma boa recomendação;
  • Não seja aquele chato que só reclama de tudo nas redes sociais, sempre insatisfeito com tudo e com todos. Os hunters podem olhar dados sociais públicos e podem vir a te julgar quanto a isso. Seja uma pessoa positiva e com visão ampla;
  • Construa laços por onde passar e sempre esteja disposto a ajudar com algum sistema antigo que era sua responsabilidade, ou algum processo que se perdeu na empresa antiga com a sua saída. Isso é o mínimo que você pode ter de consideração com alguém que investiu em você por um período de tempo;
  • Ajude sempre ao próximo. Uma das maiores oportunidades que tive na carreira veio justamente do carma positivo. O headhunter por acaso tinha estudado na mesma escola que eu e lembrava que eu era um bom aluno e gente boa. E parou pra ver meu currículo quando viu que eu era do colégio X. Se não fosse isso, talvez eu não tivesse chegado onde cheguei. Sempre atue e faça coisas boas, pois com certeza em algum lugar futuro isso vai fazer a diferença. E se não fizer, pelo menos você fez a coisa certa e tem a consciência limpa.

TLDR;

  • Não cometa erros gramaticais;
  • Nunca minta;
  • Conte histórias em tópicos que valorizem o que a empresa busca;
  • Exercite o poder de ser sucinto. Menos é mais;
  • Evite ao máximo colocar atividades genéricas que qualquer um faria;
  • Contribua para a comunidade, atue em projetos open source, discuta em fóruns, escreva artigos sobre assuntos relacionados;
  • Participe de eventos e fique próximo de pessoas com as quais você se identifica e que trabalham onde você gostaria de trabalhar. Não por interesse, mas sim por afinidade para saber a cultura do local e interesse genuíno em conhecer quem trabalha por lá;
  • Se tem uma certificação relevante coloque. Se é estagiário ou júnior, tudo bem colocar cursos grátis. Desde que façam sentido para a posição. Não tente mascarar algum gap de carreira com algum curso ou especialização só por fazer;
  • Tenha inteligência ao montar seu Linkedin e em seguir e comentar nos locais certos;
  • Se promova e dê visibilidade a si mesmo na Internet. Quem não chora não mama;
  • Construa uma narrativa completa de sua jornada em TI (ou outras áreas);
  • Se tiver gaps no currículo, não tem problema ser sincero e explicar o que aconteceu
  • Cuidado com esse modelo de estar sempre trocando de empresa. Isso pode queimar o seu currículo;
  • Sempre pratique o carma positivo, ajude ao próximo. Sempre que me oferecem uma vaga que não faz sentido pra mim, eu agradeço e sempre indico pessoas boas para ajudar o hunter. Seja sempre a pessoa legal e que ajuda;
  • Dificilmente você conseguirá vagas mais seniores mandando currículo;
  • Estude e faça o CV ter o formato adequado para a empresa na qual você quer trabalhar;
  • Linkedin é o seu currículo vivo e vai estar trabalhando 24/7 para você. Use a seu favor.

E para seguir bem-informado sobre tecnologia e como se desenvolver na sua carreira, continue acompanhando o blog da Techdegree.