Como usar o Google Trends no dia a dia do Marketing digital

Como usar o Google Trends no dia a dia do Marketing digital

LC
Leo Cruz
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Todo profissional de SEO é um evangelizador da produção de conteúdo, mas em um cenário onde nossos clientes são bombardeados diariamente por mais informações do que eles conseguem dar conta você precisa produzir algo adequado as suas necessidades reais e entregue no momento correto. Como gosto de brincar, se conteúdo é o rei, a rainha é o contexto.

Para partir de um contexto adequado, o primeiro passo é ter informações concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor. E é nesse ponto que o Google Trends deve ser inserido no dia a dia do marketing digital.

O que é o Google Trends?

Para quem ainda não conhece, o Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar de maneira ampla três coisas muito importantes na sua estratégia digital:

  1. A evolução da tendência de buscas ao longo do tempo.
  2. Temas relacionados a um assunto mais abrangente.
  3. Tendências de buscas regionalizadas.

Calma, vou explicar cada uma delas logo abaixo e tenho certeza de que você vai ficar surpreso com o potencial que ele apresenta.

Evolução da tendência de buscas

Esse é seu uso mais comum, já que com ele você consegue entender qual é o momento do ano onde determinado termo será mais pesquisado. Com essa informação basta produzir conteúdo casado com a demanda de buscas.

Para ficar ainda mais claro, fiz uma busca pelo termo “Black Friday” usando como filtros de localização o Brasil e um período de tempo de cinco anos.

Gráfico do Google Trends com a tendência de Busca de Black Friday.

É fácil notar que há um pico de buscas em novembro, mas os usuários começam a se interessar pelo assunto já no final de setembro. Se você quer ranquear para algo relacionado a Black Friday, o ideal seria ideal começar a trabalhar antes desse período.

Além disso, ainda é possível entender como as buscas por determinado termo estão evoluindo. Para ilustrar isso trarei novamente o exemplo do crescimento do interesse por Prime Video.

Gráfico com a tendência de busca por termos relacionados a Netflix e Amazon Prime Video.

Apesar da Netflix ainda ser muito mais buscada, essa diferença começou a diminuir em abril de 2019.

#1 Dica: SEO é 40% planejamento e 60% paciência

É essencial ficar atento a essas informações para montar o planejamento de conteúdo, pois assim você constrói um ecossistema forte e relevante sobre determinado termo num período em que os concorrentes não estão fazendo isso. Garanto que quando a demanda surgir você tirará vantagem desse planejamento a longo prazo.

Temas relacionados a um assunto mais abrangente

Também é possível conseguir insights interessantes sobre termos relacionados a uma busca mais ampla e trabalhá-los na sua estratégia de conteúdo.

Se você adicionar um tema macro como Netflix, a ferramenta pode te ajudar a entender consultas que os usuários que buscaram por ele também e que você que você pode ficar atento.

As recomendações são divididas em:

Tabela com os resultados principais relacionados ao termo Netflix fornecidos pelo Google Trends

Principais: essas são as consultas mais frequentes. A pontuação está em uma escala relativa, em que 100 é a consulta mais pesquisada; 50 é a consulta feita com metade dessa frequência etc.

Tabela com os resultados em ascensão relacionados ao termo Netflix fornecidos pelo Google Trends

Em ascensão: consultas com o maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior. Resultados marcados com "Aumento repentino" tiveram um aumento muito relevante, provavelmente devido a consultas novas que tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.

Com os dados acima é possível supor que filmes são mais procurados que séries quando pensamos no universo Netflix. Além disso, você também pode inferir que as pessoas estão mais interessadas em filmes recentes.

#2 Dica: busque pelo amplo, produza o específico

Sempre comece buscando pelo termo mais amplo (head) e vá refinando as buscas até chegar nos termos mais específicos (long tail). Produzindo conteúdo específico é possível adquirir relevância na temática e preparar terreno para competir por termos mais amplos e de maior complexidade de ranqueamento.

Tendências de buscas regionalizadas

Para explicar esse tópico trarei um problema real que aconteceu comigo lá no longínquo ano de 2010. A agência onde trabalhava foi contratada por uma rede de lanchonetes do Rio Grande do Sul para fazer campanhas de mídia. Apesar de um bom planejamento e de realizarmos todas as otimizações possíveis, não conseguíamos entregar o volume de mídia planejado.

Pode parecer algo obvio, mas só entendemos o problema quando alguém levantou a mão e explicou que no Rio Grande do Sul o mais comum é que as pessoas falem lancheria e não lanchonete. Se tivéssemos utilizado o Google Trends desde o começo saberíamos isso.

Exemplo de tendência de busca regionalizada do Google Trends mostrando que lancheria é mais pesquisado no Rio Grande do Sul

Como vocês podem ver, enquanto em todo o país busca lanchonete, no Rio Grande do Sul lancheria é de longe o termo mais buscado. Se você vai fazer campanhas regionalizadas fora do seu estado de origem é muito importante ficar atento a esse tipo de detalhe.

#3 Dica: aproveite as tendências regionalizadas

Como bem sabemos, o mercado da publicidade se concentra de maneira desproporcional no eixo Rio-São Paulo, o que leva ao desconhecimento do contexto local de outros estados. Ao fazer seu planejamento lembre-se de sempre filtrar pelo estado/cidade onde está sua audiência. Isso não vai resolver todo o problema, mas permite ter o mínimo de embasamento.

O que você achou do texto de hoje?

Hoje acabei me estendendo mais do que o normal, mas é muito importante que você tenha uma visão completa das possibilidades de utilização da ferramenta na produção de conteúdo focado nas necessidades e no contexto do seu usuário.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o Google Trends ou tiver algum case legal para compartilhar é só deixar seu comentário e terei prazer em responder. 

E para seguir bem-informado sobre tecnologia e como se desenvolver na sua carreira, continue acompanhando o blog da Techdegree.