Dicas para iniciantes na área de TI

Dicas para iniciantes na área de TI

AB
Aylan Boscarino
Compartilhar:

Começando na na área de TI? Uma dica: não entre em pânico.

Começar em qualquer coisa pode ser assustador, principalmente quando o assunto é carreira e pode decidir o destino da sua vida, pior ainda quando envolve tela preta com letrinha colorida! Mas não entre em pânico.

A indústria da Tecnologia da Informação tem atraído muitos olhares curiosos conforme empresas como Google, NuBank e Facebook vão se tornando cada vez mais presentes e úteis nas vidas das pessoas. 

Por ser uma área muito jovem a oferta de mão de obra qualificada não acompanha a procura, combinado com o avanço das plataformas de conteúdo audiovisual na internet o resultado é uma infinidade de cursos e bootcamps com o conteúdo técnico utilizado nas mais diversas profissões de TI. A dúvida que fica é: como me qualificar adequadamente?

Não existe resposta simples, o caminho para se tornar um profissional de TI não é fácil, mas também não é nada impossível. Hoje eu vou te dar algumas dicas para iniciantes na área de TI que eu gostaria de ter ouvido quando comecei minha carreira como programador.

Paciência e persistência

A primeira coisa que eu conto pra mim mesmo sempre que vou aprender alguma coisa nova, seja uma linguagem de programação, um instrumento musical ou até mesmo um esporte, é que essa coisa não vai entrar de graça na minha cabeça nem imediatamente. A segunda coisa é que não existe tarefa grande demais que não possa ser feita gradualmente, passo a passo, no decorrer de dias, meses e anos.

A ideia que eu quero passar é que muitas vezes na nossa vida será preciso exercitar a nossa paciência e persistência se quisermos sair do lugar, para aprender uma profissão não é diferente:

Paciência é entender que as coisas não virão na hora que a gente quer, do jeito que a gente quer porque a gente quer. O conhecimento é vasto e os tópicos numerosos e cada tópico desses possui suas próprias nuances e desafios e está tudo bem não entender tudo de primeira, faz parte do processo de aprender.

Persistência é não desistir quando começar a dar errado, e as coisas vão dar errado. O que ninguém te conta sobre aprender é que tentar e errar faz parte do processo e isso pode ser frustrante, mas nas horas de maior frustração é importante saber esfriar a cabeça e entender que no longo prazo o saldo de erros e sucessos será positivo.

Encontre o que faz mais sentido pra você e aprenda o máximo possível sobre aquilo

A área de TI é tão diversa quanto qualquer outra e suas profissões são muitas: programadores back-end, engenheiros de dados, analistas de Segurança da Informação, desenvolvedores da web, para nomear somente algumas. 

Tantas são estas opções que as chances de você começar estudado a especialidade que você tem mais afinidade não é muito alta, então manter um olho aberto para novas opções costuma ser uma boa ideia, principalmente se você não estiver curtindo o seu objeto de estudo, só não deixe de aprender os conceitos fundamentais! Uma vez que você tenha encontrado o seu "copo de chá" não tenha medo de estudar o máximo possível sobre a especialização do seu coração.

Entenda a diferença: manter-se aberto a outras opções de especialização não significa ficar pulando de galho em galho aprendendo somente as partes superficiais de cada área. No fim do dia a maioria dos profissionais de TI são especialistas em um tópico específico e sempre que você escolhe descartar o que estava estudando até o momento para começar do zero em um outro tópico você paga um custo real, é importante saber identificar quando vale a pena pagar esse custo ou não.

Não é só sobre TI

Se você tem interesse em iniciar na área da Tecnologia da Informação é muito provável que você esteja em busca de novas oportunidades para sua carreira profissional, o que muitas pessoas não sabem é que para conseguir um bom emprego não basta apenas o conhecimento técnico que envolve aquela profissão.

Uma habilidade muito valiosa para qualquer profissional (não somente de TI) é a boa comunicação e é bem frequente este ser um obstáculo para pessoas que possuem dentre suas preferências passar o dia sentado na frente de um computador com pouco contato pessoal. Não tem para onde correr: quem recruta são pessoas, quem entrevista são pessoas e quem contrata são pessoas, então aprender a lidar melhor com o nervosismo e/ou timidez é muito importante e necessário. Paciência e persistência aqui também

Da mesma forma é extremamente valioso saber expressar o seu valor, ou em poucas palavras "saber se vender". O termo "vender" pode ter uma conotação pejorativa e fazer parecer que o objetivo é convencer a pessoa alvo de algo que não é verdade, mas esse não é o objetivo aqui! Trata-se de expressar com o máximo de clareza possível quais são as suas capacidades técnicas e de gerar valor para a equipe e empresa. É muito comum profissionais perderem oportunidades adequadas para seu perfil por não conseguir expressar suas qualidades técnicas.

Estudar, estudar e estudar

Nesta indústria é muito importante gostar de estudar. Não me entenda errado, estudar é cansativo, doloroso, frustrante e consome bastante tempo, ninguém gosta de estudar no mesmo sentido de quem gosta de batata frita. Mas TI é uma área que vive em constante inovação o que significa que sempre tem coisa nova para aprender e naturalmente nós profissionais nunca paramos de estudar.

A boa notícia é que estudar não precisa ser um sacrifício, a parte mais difícil é o começo (aliás, para quase tudo na vida) e quanto mais você estuda sobre um tópico mais fácil fica sendo estudar sobre aquele tópico. A outra boa notícia é que se você tem interesse em TI então provavelmente já acha os temas legais pra caramba!

Não entre em pânico

Em um mundo ideal todos conseguiriam uma graduação formal em uma boa universidade, mas esse não é o caso. Felizmente ter um diploma não é obrigatório para aprender uma habilidade técnica e conseguir um bom emprego, mas significa que é preciso absorver o conteúdo de outra maneira.

O próximo passo é buscar conhecimento, existem centenas de bons cursos pela internet, tanto pagos quanto gratuitos, escolha alguma plataforma bem avaliada que tenha muitos alunos e vá em algum conteúdo introdutório que te interesse.

E para seguir bem informado sobre tecnologia e como se desenvolver na sua carreira, continue acompanhando o blog da TechDegree.