As principais habilidades de um bom CTO

As principais habilidades de um bom CTO

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Hugo Eiji
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O que você precisa saber para se tornar um CTO? Quais são as principais habilidades de um CTO? Essas são umas das perguntas mais comuns que recebo no dia a dia, de pessoas interessadas e saber um pouco do meu trabalho. Depois de muito quebrar a cabeça e de muito estudar, consegui identificar 5 áreas de conhecimentos/habilidades que são as chaves para ser um bom líder de tecnologia. Vou compartilhar essas 5 áreas com vocês.

Claro que é impossível ser muito bom em cada uma dessas áreas, mas é interessante analisar suas deficiências e ver como melhorar. Não conheço nenhum CTO que não possua um bom domínio de pelo menos 4 dessas 5 áreas.

1 - Ser co-criador da estratégia de negócios

Se o seu negócio, independente de  qual for, não tiver tecnologia… sinto te dizer mas os seus dias estão contados. Brincadeira, ainda dá tempo de fazer a transformação digital. A tecnologia veio para ficar e cada empresa hoje em dia pode ser considerada uma empresa de tecnologia.

O RH pode utilizar inteligência artificial no processo de seleção de funcionários utilizando um parceiro como a Gupy,.

Ou o setor jurídico, que pode utilizar soluções como a Docusign para agilizar a gestão e assinatura de contratos de forma totalmente digital.

Ou o setor financeiro, que pode utilizar software para detectar anomalias financeiras ou encontrar melhores modelos financeiros para cada tipo de negócio. Ou utilizar tecnologias de RPA (Automação de processos com robôs) que podem automatizar processos repetitivos ou burocráticos (entenda-se: Chato pra dedéu) e liberar tempo para o time financeiro focar em coisas mais importantes para o core da empresa

Trazer esse tipo de visão para as diversas áreas da empresa é uma das missões fundamentais, ainda mais se a sua empresa está passando por uma transformação digital.

2 -  Ser um parceiro estratégico do CEO

O CEO, que na minha visão deveria se chamar CVO (Chief Vision Office), é o melhor parceiro que você pode ter ao seu lado. Ninguém mais do que ele quer fazer o negócio acontecer e cabe a você, líder de tecnologia, ajudar o seu CEO a atingir esse objetivo. Evangelize o seu CEO, faça demos, mostre benchmarks e comparativos e demonstre como a tecnologia pode despertar um dos 3 triggers do CEO. O CEO tem 3 missões que são gerar valor, reduzir custos e estar em conformidade com as leis e políticas de governança. Ajude ele a entender como a tecnologia pode beneficiar cada um desses pilares.

3 - Alinhar Tecnologia com prioridades de negócio

Vamos imaginar que o seu negócio tem o objetivo de gerar muitos leads ou oportunidades de negócio. A prática padrão seria tentar arranjar em algum canto uma lista de emails ou bombardear suas audiências com chamadas e mais chamadas. Você pode usar tecnologia para ser mais assertivo nesta estratégia. Será que uma análise com uma ferramenta de heat map não pode ajudar a identificar o melhor local para colocar um pop-up ou call to action? Será que uma análise do time de dados não pode trazer qual é o produto mais adequado para cada tipo de cliente? Será que TI não pode entregar para o seu front end um dado que indique a probabilidade do usuário se interessar por cada assunto e você conseguir ser muito mais assertivo ao gerar leads para cada produto ou serviço específico? Ajude o negócio a potencializar seus objetivos com automação e tecnologia.

4 - Educar e evangelizar a empresa e o board sobre oportunidades trazidas por tecnologia

Na minha visão, essa é a mais difícil. Muita gente está acostumada a fazer coisas do jeito que fazem, pois simplesmente é assim que sempre foi. Em uma jornada de transformação digital é fundamental que a sua empresa quebre seus silos e use dados como fator de decisão. Mas se as áreas não entenderem isso, tudo vai continuar como era antes. A sua MAIOR missão é trazer tecnologia para o vocabulário da empresa. É democratizar o acesso aos dados, evangelizar os times e garantir que eles tenham segurança psicológica para errar e perguntar, e construam confiança para tomar cada vez mais decisões autônomas baseadas em dados e também comecem a sugerir e trazer ideias.

Lembro de uma situação onde uma startup que eu atendi tinha um enorme desafio pois ela ainda não tinha uma massa de clientes significativa para o negócio ser sustentável. No entanto, a inovadora tecnologia da empresa custava muito caro em termos de infraestrutura em nuvem. Apresentei para essa empresa o conceito de serverless (naquela situação perfeitamente encaixável na realidade do negócio) e em poucas semanas transformamos um negócio que custava dezenas de milhares de dólares para se manter em tecnologia para um serviço que custava alguns milhares de dólares ao utilizar a tecnologia correta para o problema. O que fez o negócio ser rentável e permitiu que a empresa se estruturasse para crescer.

5 - Garantir que as operações de tecnologia executem bem e de forma fluida

Essa é a básica. Se o seu time gasta toda energia para ficar apagando incêndios loucamente (se você for uma bombeiro tech eu acho que isso faz sentido, mas não é o caso geral).

Se o seu time gasta todo o tempo apagando incêndios, quando ele vai parar para fazer algo relevante para o negócio? Acredito que o seu grande foco deve ser automatizar a resolução de incêndios e utilizar validadores de saúde de cada sistema. Reserve um tempo somente para quitar o que for possível de débito técnico e torne isso uma rotina. E se um dado legado não tem jeito, a solução muitas vezes pode ser automatizar o reboot do sistema. 

Lembro de uma situação onde a única solução encontrada de se manter um sistema legado foi montar uma camada ao redor do legado que reinicia o sistema em períodos específicos pois claramente o programa vazava memória. Mas o código fonte do sistema tinha sumido e esse foi o único jeito de automatizar o apagamento de incêndio até o time fazer um sistema novo.

Foque em automatizar ao máximo e em tirar a dependência humana na detecção e correção de problemas. Assim o seu time tem mais tempo para fazer o trabalho divertido de inventar coisas novas, ouvir as áreas de negócio e construir soluções incríveis para os seus clientes.

E é isso! Acha que falta algum ponto nesses 5 mencionados? Ficou curioso para saber mais? Para seguir bem-informado sobre tecnologia e como se desenvolver na sua carreira, continue acompanhando o blog da Techdegree.