Planejamento e Paciência: Os 2 Ps do sucesso em SEO

Planejamento e Paciência: Os 2 Ps do sucesso em SEO

LC
Leo Cruz
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Perdoem o bait, mas não podia perder a piada com os grandes Ps. Hoje quero falar um pouco mais sobre o trabalho de SEO e de como ele tem um ritmo próprio de funcionamento. Para ilustrar isso vou usar um exemplo do Deveserisso, portal conteúdo voltado para a cultura pop que venho abastecendo de conteúdo nos últimos dez anos em parceria como Henrique Arjona. Apesar de sermos apenas duas pessoas a frente do site, 6,5 milhões de usuários únicos passaram pelos nossos textos.

Faço essa introdução para demonstrar que tenho uma plataforma que me permite analisar muitas mudanças nas páginas do Google e na dinâmica do setor de streaming. Como não podemos concorrer com grandes portais como Adorocinema e Omelete no ritmo do produção, nossa estratégia sempre foi comer pelas beiradas. Com esse espirito de Underdog, iniciamos ainda em 2016 o trabalho de otimização em termos relacionados a uma ainda promissora plataforma: a Netflix. De lá para cá são 29.610.586 de impressões no Google em 21.284 termos relacionados a empresa.

Hoje, já com uma base de 10 milhões de usuários no Brasil, a Netflix vê o mundo do topo e nós surfamos nessa onda. Mas poderia mudar a qualquer momento e o surgimento de grandes e ricos concorrentes como o Prime VideoHBO GoGloboplay e futuramente o Disney+ ligou o farou vermelho. Estavamos em agosto de 2018, o Prime Video era pouco falado, mas podiamos nos dar ao luxo de perder tempo. Iniciamos o trabalho de otimização e desde então conseguimos ter uma boa visão da evolução do interesse do usuário.

Crescimento da busca por Prime Vídeo (Google Trends)

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A informação acima mostra um pico de buscas a partir de 09/09. Esse aumento será explicado logo abaixo.

Impressões de termos relacionados ao Prime Video (Google Analytics)

Gráfico extraido do Google Analytics que mostra as impressões de termos relacionados ao Prime Video.

O Prime Vídeo ainda não pode se comparar a Netflix, mas, principalmente com a chegada do pacote completo da Amazon em 09 de setembro por apenas R$ 9,90, a média de impressões diárias de buscas por Amazon apresentou um grande crescimento e nós já começamos a sentir esse crescimento na audiência. 

Chega de Jabá?

Ok, mas você deve estar se perguntando porque todo esse jabá dos dados do meu site, mas eu não abriria essas informações tão sensiveis da minha estratégia de SEO se não fosse importante. Com uma equipe de apenas dois redatores e menos de quatros horas diárias disponíveis para criar conteúdo, tudo que podíamos fazer para competir com grandes portais era começar antes, nesse caso muito antes, e oferecer a melhor experiência possível. Começamos o trabalho em cima dos termos do Prime Vídeo há 14 meses e só agora temos resultados relevantes.

O que gostaria que todos tirassem como aprendizado desse breve conteúdo é que não se faz bom SEO sem planejamento e muita paciência. Planejamento para entender mudanças de cenário como a que percebemos inicialmente a partir do crescimento do investimento em audiência paga do Prime Vídeo. Se a plataforma passou a comprar termos genéricos como “filmes online”, “filmes”, “filmes online gratis”. 

Evolução da audiência paga do Prime Video (SEM Rush)

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Somado a isso ocorreram dois fatos: 

  1. Comecei a ler em portais especializados sobre o aumento do investimento da Amazon no Prime Vídeo.
  2. Visitei um grande e divertido espaço da empresa na Comic Con 2018. 

Ninguém faz tudo isso se não pretende entrar no mercado. E pensem no potencial disso quando falamos de uma empresa que pode até afetar a inflação de um país. Tudo que precisei fazer foi cruzar esses dados online e offline, agir com rapidez e cruzar os dedos para sair pelo menos um ano na frente da concorrência. 

Bom, e paciência, pois, principalmente no meu caso de poucos recursos, quem sai tão na frente precisa esperar as vezes muito tempo para que a demanda de pesquisas surja.

Espero que tenham gostado do texto e até a próxima.

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